Hoje foi mais um dia da minha vida em que eu saí para fazer uma tarefa tão simples, que geralmente as pessoas levam no máximo umas duas horas para realizar, perdi a tarde toda e ainda não consegui. Essa tarefa da qual eu estou falando era comprar uma calça jeans, uma coisa tão simples, que para a maioria das pessoas é algo tão prazeroso e pra mim, muito exaustivo.
    Não que eu não goste da sensação de usar uma roupa nova, mas o processo de "encontrar" alguma coisa é cansativo demais pela falta de roupas decentes em numerações grandes.



    Felizmente o mercado está mudando, já que há uns três anos atrás era quase impossível encontrar roupas em numerações maiores que 46 em lojas que não fossem especializadas em "tamanhos especiais" como gostam de ressaltar, mas mesmo assim, ainda falta muito para a igualdade na moda. 
  O que eu noto é que finalmente está acabando essa ditadura de que roupas plus size devem ser retas e extremamente coloridas. Eu não sei quem teve a brilhante ideia de estabelecer o parâmetro de que toda mulher gorda é velha. Quem pertence a "esse mundo" sabe do que eu estou falando, de só encontrar roupas sem nenhum caimento, com estampas completamente absurdas, literalmente uma toalha de mesa com um buraco para a cabeça e os braços. 



    Não significa que porque eu estou acima do peso não tenho vontade de me sentir jovem, bonita, feminina... e aos poucos o mercado está entendendo isso, só que de uma forma bem lenta. 
    Chega a ser engraçado quando você passa em frente a uma loja e tem aquela placa enorme "TRABALHAMOS COM TAMANHOS ESPECIAIS" (ah, os malditos tamanhos especiais. eu não sou especial, só sou gorda. e deveria ser sua obrigação ter uma roupa do meu tamanho) e aí você entra e tem um único manequim com uma peça de um único tamanho, geralmente 46 ou 48, fim. E até mesmo nas lojas de departamento, que na minha opinião deveriam ser as primeiras a investirem em algo que atendesse a esse público cada vez maior, isso acontece. 
    Você vai em uma loja enorme, como a Renner, por exemplo, e encontra lá no fundo da loja uma única arara com um modelo de short, uma calça e uma camisa de tamanho 48,50,52 (e muito raramente um 54). Eu não sei o que falta para entenderem que é pouca oferta para muita demanda de um público que tem o direito de ser exigente e não ter que levar a roupa porque foi a única que coube.



    Não é atoa que o mercado plus size cresce cada vez mais na internet, as lojas online entenderam que estar acima do peso não é falta de auto-estima e pouca vontade de ser arrumar, e estão tentando (e conseguindo)suprir essa necessidade, mas eu não acho justo ter que esperar de 15 a 30 dias para a roupa chegar. Não estou reclamando pela demora dos correios ou algo do tipo, eu só acredito que todos temos o direito de ter "acesso livre" à roupas decentes, do nosso tamanho, na hora que quisermos.
    O que falta também é entenderem que existem diferentes tipos de corpo, que nem toda magra é alta e nem toda gorda é baixinha, porque pra mim que tenho 1,78 de altura, além do sacrifício que já é encontrar uma calça tem vezes (muitas vezes) que a roupa serve direitinho mas fica no meio da canela. E não adianta só aumentar a largura da peça, porque as curvas de uma mulher que veste 38 são diferentes das curvas de uma mulher que veste 54. A roupa plus size deve ser projetada para uma mulher plus size. 
     E por falar em tamanhos, eu não entendo porque as lojas que tentam atender a esse público só tem, no máximo do máximo, numeração até 54. Esse não é o máximo de tamanho que uma pessoa veste, não pessoal, existem mulheres que usam 56, 58, 60... e nem por isso deixam de querer o espaço delas também, de encontrarem roupas bonitas. 
   
Fotos: Blog Just Lia


   Mas deixando um pouco a crítica de lado e voltando ao assunto da internet, não sei se vocês sabem, mas a Ju Romano do Entre Topetes e Vinis (e a minha blogueira favorita ) foi convidada pela Xica Vaidosa para desenvolver uma linha de roupas com outras duas blogueiras plus size e ontem finalmente as roupas foram lançadas. Como eu já esperava, as roupas da Ju foram as minhas preferidas, porque quem acompanha o blog dela sabe que ela está mais do que ninguém a par das nossas necessidades e o resultado foi uma linha de roupas coloridas, com estampas bonitas, jovens e que caem muito bem em quem tem uns quilos a mais. 





    A Xica Vaidosa ainda não tem loja virtual, quem quiser saber onde tem uma loja física mais próxima é só entrar em contato pelo site. Então era isso, gostaram das roupas da Ju? Me contem nos comentários!

Um beijoo 

2 Responses so far.

  1. Anônimo says:

    amei o post, estava pensando em fazer um sobre o mesmo assunto esses dias, é complicado achar roupa pros corpinhos maiores :(
    www.fashionmadeinchina.wordpress.com

  2. Acho que uma pessoa que não concorda com pelo menos TUDO desse post, é no minimo uma louca. Não entendo porque "tamanhos especiais" se a grande parte da população brasileira está acima do peso, é gorda. Tá faltando uma adequação com a realidade brasileira, que não é condizente com as modelos exibidas na tv. Afinal de conta, ninguém merece mesmo levar uma roupa por falta de opção. Não tem coisa melhor que entrar no provador com a roupa que você gostou e saber que vai poder levar pra casa ♥


    acordamagrelissa.blogspot.com.br

Leave a Reply