Renata é vegetariana há oito anos e vegana há dois, desde criança ela se interessava por moda e sempre teve uma grande consideração pelos animais. A ideia de criar uma marca de roupas que não tivesse nada de origem animal e ainda respeitasse o meio ambiente veio quando durante o estágio da faculdade ela estava trabalhando na criação da coleção de uma empresa e teve que recortar a pele de carcaças de coelhos para aplicar nas peças. Daí veio o objetivo de trabalhar com algo que fosse de acordo com o seu estilo de vida.



Como surgiu essa ideia de fazer roupas veganas?

Surgiu de uma necessidade de trabalhar com algo que realmente acreditasse, uma marca que traduzisse meus ideais como ser humano. Passei um ano pesquisando materiais, maturando a ideia na cabeça.


As mulheres que procuram por você no ateliê são vegetarianas também ou te procuram apenas por gostarem dos seus modelos independente de se interessarem pelos materiais?

Todo tipo de pessoa me procura: vegetarianas, veganas, pessoas que amam os modelos dos vestidos mas não sabem que a marca é vegana, pessoas que amam animais e se identificam com o meu posicionamento... não existe um público definido.

Eu li em uma entrevista sua que você teve que recortar carcaças de coelhos para usar onde você fazia o estágio da faculdade, isso com certeza influenciou muito na sua decisão, não é mesmo?


Simplesmente eu trabalhava pra empresa e aquilo era uma das minhas funções, bordar o vestido... independente do material, calhou de justo naquela coleção ter muita pele aplicada nos vestidos e sobrou pra mim recortar tudo aquilo. Com certeza tudo isso ajudou pra tomar uma decisão de abrir uma marca mais ética.





Você já pensou em investir em roupas masculinas também? Algum noivo, ou padrinho já te procurou querendo uma roupa vegana?

Não nunca procurou... e não... definitivamente não é minha praia.


O vegetarianismo está cada vez maior, mas as pessoas ainda acham que ser vegetariano se trata apenas de não comer carne. Você acha que o mercado da moda vegana está crescendo de acordo com o número de pessoas que estão buscando esse estilo de vida?

Sim acho que está crescendo. O veganismo tem tomado corpo no Brasil... esses últimos anos de 2013/2014 tiveram bastante repercussão temas que envolvem o veganismo como por exemplo o caso do Instituto Royal, a proibição dos testes em animais em SP... tudo isso traz a discussão do veganismo e da ética no tratamento animal em pauta e isso é muito bom! Pessoas que não faziam ideia do que era vegetarianismo ou veganismo hoje já estão mais familiarizadas com o tema.





    Pra quem se interessou pelo trabalho da Renata aqui está o site da marca dela, mas sinto lhes informar que ela só atende no ateliê e com hora marcada. Mas, mesmo assim eu fico muito feliz de ter tido a oportunidade de mostrar pra vocês que ser vegetariano não se trata só de não comer carne e que isso ainda engloba um monte de ações, pensamentos e valores. 
    
Espero que tenham gostado, beijos!


Leave a Reply